O que é um Bounce Rate?

O que é um Bounce Rate?

Um bounce rate é entendido pelo Google Analytics sempre que uma sessão é gerada sem que nenhum evento tenha ocorrido.

O valor dos insights que obtemos no Google Analytics está diretamente relacionado com o Investimento que cada um faz na colecta de dados, online e offline.

Uma das métricas que mais salta à vista e virou jargão entre os marketeers é a análise do bounce rate.

Talvez porque é uma das métricas que obtemos quando consultamos a página inicial do Google Analytics.

Mas muitos falham acerca do que é o entendimento de um bouce rate.

Um bounce rate é entendido pelo Google Analytics sempre que uma sessão é gerada sem que nenhum evento tenha ocorrido.

Mas… não é assim tão estanque.

Quando um visitante entra numa página e sai sem concretizar nenhuma ação. Isto é um bounce.

Assim, um bounce rate elevado resulta, na maioria dos casos, de falta de contexto na medição.

Ou seja, da falta de eventos criados no Google Analytics que meçam a interação de um utilizador no site.

Ao definirmos eventos, como scroll down, tempo na página, visualização de vídeo, a nossa taxa de rejeição ganha contexto e…

diminui abruptamente.

Logo, taxas de rejeição de 90% means nothing.

Desta forma, só entendendo os KPI’s que vemos todos os dias nos dashboards de marketing, percebendo como funcionam e são calculados, configurando-os corretamente, podemos realmente extrair valor das nossas análises.

Agora que já sabe o que é um Bounce Rate, na hora de o analisar, saiba exatamente o que esse número reflecte.

Margarida Oliveira

Deixe uma resposta